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7 dicas para não desistir da academia

Nos primeiros dias de academia, é normal se sentir empolgado e empenhado em emagrecer ou exercitar o corpo, mas com o passar do tempo, os treinos podem se tornar chatos e o resultado demorar muito tempo para aparecer, levando ao desânimo e a vontade de deixar a academia.

Por isso, é importante manter o foco nos objetivos, a motivação e celebrar cada pequena conquista, pois os resultados não aparecem de um dia para o outro. Veja quais são as 7 dicas para continuar motivado e não desistir da academia:

1. Estabelecer metas reais

Começar estabelecendo metas simples e fáceis de alcançar e só depois estabelecer metas mais difíceis de atingir, pois ao ser muito ambicioso logo desde o início, facilmente pode-se ficar frustrado e desistir da academia.

Por exemplo: se o objetivo é emagrecer 5 kg, estabelecer como meta perder 1 a 2 kg em um mês e não os 5 kg logo de uma vez, pois é uma meta mais fácil de atingir e mais realista, dando força e incentivo para continuar a perder o restante de peso até alcançar o objetivo.

2. Tornar a academia mais divertida

Um dos motivos de desistência da academia é porque ela se torna desinteressante ou chata. Assim, é importante variar de esportes ou exercícios, optando por aqueles que mais gosta ou que acha mais divertidos, para que seja um prazer estar na academia.

Por exemplo: se os treinos na academia são compostos por exercícios cardiorrespiratórios ou de musculação, variar e fazer aulas de zumba ou spinning ou experimentar esportes em grupo, como futebol ou voleibol, por exemplo.

3. Ouvir as músicas que mais gosta na academia

Criar uma playlist das músicas favoritas e ouví-las na academia é muito motivador, pois ao gostar das músicas, o cérebro faz com que o corpo responda positivamente ao exercício, sendo também possível mover-se e exercitar-se ao ritmo da música, ao mesmo tempo que a ouve.

4. Anotar todas as conquistas

Anotar todas as conquistas que já foram alcançadas desde que se começou a ir à academia é uma ótima dica para ganhar motivação e continuar os treinos sem desistir, pois é uma prova de que os exercícios e os treinos estão ajudando a atingir os objetivos e de que se está fazendo progressos.

Por exemplo: escrever no celular, no diário ou apenas num bloco de notas que emagreceu 1 kg, diminuiu de tamanho da roupa, vestindo agora o 38 em vez do 42 ou que agora já conseguiu fazer 50 abdominais em vez de 5.

5. Malhar com amigos verdadeiros

Convidar amigos, vizinhos ou colegas de trabalho para frequentar a mesma academia ajuda a manter o compromisso com a atividade física e, além disso, tornam os treinos mais divertidos e agradáveis, parecendo que o tempo passa mais rápido.

6. Ser recompensado pelo esforço

Depois de se atingir um objetivo, dar uma recompensa a si próprio, como comprar sapatos novos, colocar novas músicas para ouvir durante os treinos ou comprar uma nova roupa para treinar, por exemplo. É importante que, caso o objetivo seja emagrecer, a recompensa não seja alimentos calóricos, como bolos ou chocolate, pois poderão prejudicar os resultados atingidos.

7. Celebrar o novo corpo

Comparar as diferenças no corpo antes de entrar na academia e depois de 2 a 3 meses de exercício ajudam a manter a motivação nos treinos e a não desistir, por ser uma prova real de que o esforço está valendo a pena.

Por exemplo: experimentar roupas antigas e ver as diferenças, comparar fotos antigas com fotos mais recentes ou tirar fotos com roupas mais justas e de tamanho inferior para depois poder comparar.

Fonte: Tua Saúde